Blog Dentalclean

Doces ou travessuras: os seus dentes pedem socorro

5 (100%) 4 votes

Apesar do Halloween ser uma festa tipicamente americana, cada vez mais tem ganhado importância em solo brasileiro. O que é ótimo, uma vez que pode ser uma diversão garantida, principalmente para as crianças.

Nessa época do ano, podemos encontrar diversas fantasias, decorações e brincadeiras assombrosas. O que não deve ser, entretanto, é o cuidado com a nossa saúde bucal.

Com a alta ingestão de doces e açúcares, pode ser que os seus dentes peçam socorro em algum momento. Para que isso não aconteça e você possa aproveitar o Halloween da melhor maneira possível.

Da próxima vez que for perguntar “Doces ou travessuras?” na porta do vizinho, não esqueça que as travessuras devem ficar apenas no Halloween. É importante que os  cuidados com a sua saúde bucal esteja em dia, portanto, vá ao dentista do convênio odontológico e realize a higienização aconselhada por ele.

Na saúde bucal é importante ter alguns cuidados. Confira aqui os principais! 

Cuidados com a saúde bucal

Todos sabemos por conta das indicações dos profissionais do convênio odontológico sobre a importância de realizar as escovações diárias e mais como a alimentação afeta diretamente a nossa saúde bucal.

O açúcar é um dos principais vilões, como afirmam diversos profissionais do convênio barato. Logo que os doces entram em nossa boca, as bactérias começam a liberar substâncias ácidas que roubam os minerais dos dentes e é dessa maneira que as cáries são formadas.

Sendo assim, a melhor maneira de tratar a cárie é indo a um consultório odontológico para a realização de um tratamento. Caso ainda esteja em um estágio inicial, é possível realizar a restauração dente, trazendo a funcionalidade dos dentes afetados de volta ao que era antes. 

Entretanto, caso esteja em um estágio mais avançado, muitas vezes é necessário a extração do dente, sendo então preciso realizar um implante dentário para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

As cáries são uns dos problemas bucais que mais acometem os brasileiros principalmente as crianças e, por isso, o ideal é que o seu consumo seja reduzido. Por conta disso, veja algumas dicas para reduzir os efeitos do açúcar na saúde da sua boca.

Beba água

É muito importante se manter hidratado durante toda a vida e isso impacta diretamente em diversas áreas do nosso organismo. Por esse motivo, todo profissional da saúde sugere que deve ser ingerido no mínimo dois litros de água por dia.

A água também é fundamental para a nossa saúde bucal, principalmente por conta da produção de saliva. A saliva, além de proteger os dentes contra as bactérias, também neutraliza a acidez bucal.

Além disso, ao ingerirmos muitos doces, a boca costuma ficar com uma sensação de seca, que é algo que os profissionais do convênio odontológico aconselham a evitar. Esse ambiente é o ideal para a proliferação de bactérias. Beber água constantemente ajuda a aumentar o fluxo salivar, o que inibe esse cenário. 

Evite doces que fiquem muito tempo na boca

Muitas vezes, ganhamos diferentes tipos de doces durante o Halloween, havendo pouca oportunidade para que você escolha entre eles.

Entretanto, para manter a sua saúde bucal em dia, é possível escolher quais doces ingerir ou não. Aqueles doces que ficam mais tempo em nossa boca são prejudiciais exatamente pelo seu excesso de açúcar. São eles:

  • Balas;
  • Chicletes;
  • Pirulitos e entre outros. 

Além disso, é importante evitar doces pegajosos e que grudam no dente. Muitas vezes, mesmo após as escovações, ainda ficam resíduos desses alimentos entre os dentes e, por isso, além de escovar os dentes é recomendado o uso de fio dental e enxaguante bucal, pois esses itens vão ajudar a reduzir o risco da formação da cárie no seus dentes. 

Escove os dentes antes de dormir

De nada adianta tomar todos os cuidados se você não escovar os dentes após um longo dia comendo vários doces.

A escovação é essencial diariamente, sendo necessária realizá-la pelo menos três vezes ao dia. Normalmente, deve ser feita logo após as principais refeições, mas também não podemos deixar a escovação noturna de lado, pois ela é essencial para a saúde bucal.

Durante a escovação, é importante usar escova com cerdas macias, para não danificar o esmalte dentário. Além disso, é essencial o uso do creme dental com flúor, pois ele ajuda na proteção dos dentes, além de auxiliar em sua remineralização, diminuindo a incidência das cáries.

Da mesma forma, é muito importante passar com o dentista do convênio odontológico pelo menos uma vez a cada seis meses. Caso seja necessário, procure por um dentista através do marketing digital na odontologia, garantindo um atendimento de qualidade.

Dessa maneira, é possível garantir que os principais cuidados serão tomados para que a sua boca esteja saudável, ou seja: livre de dores, de desconfortos e de doenças. Ou seja: pronto para o próximo Halloween!

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.