Blog Dentalclean
Dor de dente na gravidez

Dor de dente na gravidez: principais causas e tratamento

3/5 - (4 votes)

Dor de dente na gravidez é um sintoma comum que pode aparecer devido ao aumento considerável de hormônios no corpo da mulher.

A dor de dente pode ser causada por diversos motivos: doenças periodontais, nascimento do siso, cáries e por aí vai. Mas e quando surge a dor de dente na gravidez, existe algum motivo para isso acontecer?

O problema é relativamente frequente – pode surgir de forma repentina e durar horas ou até mesmo dias, afetando algum dente específico ou vários da arcada dentária. O incômodo ainda pode evoluir para uma dor de cabeça ou de ouvido, incomodando a mulher durante a gestação. 

Se dor de dente já é um assunto sério, imagina quando falamos de mulheres grávidas? É sempre importante procurar um dentista de sua confiança para identificar as causas e indicar o tratamento mais adequado. Afinal, a saúde bucal da mulher precisa estar em dia para levar uma gravidez tranquila e sem riscos. 

O primeiro passo para aliviar a dor de dente na gravidez é entender as causas do problema. Por isso, reunimos neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Assim, você consegue responder suas principais dúvidas e procurar ajuda caso seja necessário. Acompanhe!

O que causa a dor de dente na gravidez?

A mudança hormonal é a principal responsável pela dor de dente durante a gravidez. Neste período, os hormônios podem aumentar o fluxo sanguíneo e afetar a forma como o corpo responde às bactérias, levando a doenças periodontais na gengiva, a região da boca mais afetada com as alterações hormonais.

Uma mudança que pode ser observada é o aumento da vascularização periférica dos tecidos moles da cavidade bucal, a gengiva. Isso está diretamente relacionado aos casos de gengivite que costumam acontecer durante a gestação.

Outro problema que pode causar dor de dente na gravidez é uma possível erosão dentária, que pode ocorrer por conta de azias (suco gástrico), enjôos e vômitos.

Além disso, a dor de dente na gravidez pode aparecer devido às mudanças na rotina feitas pelas mulheres – por estarem concentradas na gestação, muitas delas acabam diminuindo os cuidados com a higiene bucal, aumentando o acúmulo de placa bacteriana e contribuindo para o desenvolvimento de doenças como a cárie

Isso sem falar nos novos hábitos de alimentação que a maioria das mulheres passam a ter durante a gravidez, outro fator importante que pode ser uma das causas da dor de dente na gestação.

Saiba como aliviar a dor de dente durante a gravidez

O ideal é procurar um dentista de sua confiança que possa dar os passos necessários para melhorar a dor de dente. Outro ponto importante é adotar práticas na rotina para melhorar o problema, como ter bons hábitos de higiene bucal e cuidar da alimentação. Continue a leitura para saber quatro dicas de como aliviar dor de dente na gravidez:

Cuidando da limpeza oral

Fazer uma higiene bucal eficiente é uma das principais atividades que ajudam a evitar a dor de dente na gravidez. É fundamental manter a escovação diária dos dentes (pelo menos duas vezes por dia), usar fio dental e enxaguatório antisséptico sem flúor. 

Esses hábitos vão remover os restos de comida e impedir o alojamento de bactérias, prevenindo o aparecimento de cáries, placa e tártaro. 

Recomenda-se escolher uma escova de dentes macia para usar durante a gravidez e não irritar as gengivas. Uma opção é a Dual, da linha de escovas de dentes para adultos da Dentalclean – esse item promove uma limpeza completa e suave ao redor dos dentes sem irritar as gengivas sensíveis.

Para completar a higiene, também é possível contar com o Fio Dental Expansive que retira os restos de alimentos da boca e garante um hálito fresco e agradável por mais tempo. Use-o após todas as refeições.

Mudando a alimentação

É sempre bom ficar de olho na alimentação durante a gravidez, principalmente se estiver com problemas nos dentes. Por isso, uma dica fundamental é anotar os alimentos que desencadeiam a sensibilidade. Por exemplo: chás, sorvetes, café e outros. Em muitos casos, a sensibilidade desaparece após a gravidez, de modo que você possa voltar a provar esses alimentos novamente no futuro. 

Vale lembrar que o consumo de doces e alimentos ácidos também não é algo recomendado durante a gravidez. O açúcar alimenta as bactérias presentes na boca e leva à formação de cáries, o que causa sérios problemas bucais. Já os ácidos, danificam o esmalte responsável pela proteção e brilho dos dentes. Se for fazer o consumo destes alimentos, escove e remova os resíduos da boca após as refeições.

Pré-natal odontológico

Procurar ajuda profissional é o passo número um quando os problemas bucais começam a se agravar durante a gravidez. É importante procurar um dentista para fazer o check up regular do sorriso da gestante enquanto espera o bebê. O dentista deverá ser avisado da gravidez para poder tomar todas as precauções necessárias e indicar as melhores condições de tratamento.

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal já instalados se agravem. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças. É importante visitar o dentista para fazer prevenção, mas também para fazer o tratamento e resolver o problema no período certo da gravidez (que é orientado pelo médico).

Aplicando bolsas de gelo no rosto

Caso a dor apareça e você não possa comparecer ao dentista, a primeira medida é aplicar compressas de bolsa fria na bochecha. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda a desinchar. 

Bochechos caseiros e naturais

Outra dica para fazer em casa é o bochecho com água morna e sal – o sal elimina a infecção e o calor da água drena os fluidos presentes. Dependendo da inflamação, como no caso de uma gengivite, a grávida também pode fazer bochecho com água oxigenada diluída em água, sendo uma parte de água oxigenada para 3 partes de água. Tome cuidado para não engolir!  

Existe algum remédio para dor de dente na gravidez?

O remédio mais comum para o tratamento de dor de dente na gravidez é o Paracetamol. Como dito anteriormente, é extremamente necessário buscar ajuda médica para avaliar a melhor opção de tratamento para o seu caso. A automedicação pode causar alguma reação alérgica grave. 
Por isso, é tão importante manter os cuidados com a saúde bucal mesmo durante a gravidez. Os produtos da Dentalclean são excelentes para a sua rotina diária, seja no período da gestação ou não. Acesse o site e aproveite para conhecer as linhas completas.

Deixe seu comentário ↓

Dra. Vivianne Fernandes

Dra. Vivianne Fernandes é cirurgiã Dentista, especializada em Odontopediatria, atende no seu consultório próprio, Dra.Vivianne Fernandes, em Ananindeua-PA.

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.