Blog Dentalclean
Clarear os dentes

Clarear os dentes vale a pena?

Rate this post

Antes de clarear os dentes, recomendamos ler este conteúdo – veja se realmente vale a pena! 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, o ramo de estética para dentes apresentou um crescimento superior a 300% nos últimos três anos. A pesquisa, publicada em 2019, também indica que os tratamentos dentários mais comuns são a aplicação de facetas de porcelana, clareamento e harmonização. 

Mas quando pensamos nestes procedimentos, a grande questão é: vale a pena clarear os dentes? E mais: quanto tempo vai durar o clareamento? Os dentes ficam saudáveis? São muitas dúvidas antes de investir no procedimento que não costuma ser barato. 

Mas fique tranquilo (a), vamos responder todas as dúvidas neste artigo. Continue a leitura e entenda de uma vez por todas se vale a pena clarear os dentes e todos os cuidados após o tratamento. 

Como é feito o procedimento de clarear os dentes?

Existem duas maneiras principais de clarear os dentes: tratamentos caseiros e tratamentos profissionais. 

Os tratamentos caseiros incluem a utilização de cremes dentais especiais, escovas de dente elétricas com luzes clareadoras e fitas clareadoras. 

Já os tratamentos profissionais são realizados por dentistas e podem incluir o uso de luzes intensas combinadas com agentes químicos ou a aplicação de gel clareador diretamente nos dentes. 

Ambos os métodos podem ajudar a clarear os dentes, mas os tratamentos profissionais geralmente são mais rápidos e eficazes. Entretanto, estes costumam ser mais caros. 

Vale lembrar que, ao clarear os dentes, é muito importante seguir as instruções do dentista e usar os produtos de acordo com as recomendações.

Mas afinal, vale a pena clarear os dentes?

Clarear os dentes com um dentista de sua confiança pode ser uma boa opção caso busque uma solução rápida e eficaz para dentes amarelados

Geralmente, o tratamento no consultório é mais potente e pode deixar os dentes mais brancos em uma ou duas sessões. Além disso, o dentista consegue avaliar a sua saúde bucal, podendo fazer as manutenções necessárias. 

No entanto, é importante conhecer alguns pontos que podem impactar na sua decisão final. Isso porque o procedimento para clarear os dentes costuma ser caro e muitas expectativas são geradas antes do processo. 

Por isso, selecionamos algumas coisas para saber antes de clarear os dentes. Continue a leitura do artigo! 

Os dentes recuperam a cor original

Antes de marcar suas sessões de clareamento, vale lembrar que os dentes podem voltar a ficar amarelos e/ou escuros. Especialmente se você não tem uma rotina de cuidados com a higiene bucal.

Alguns alimentos e bebidas, como chá e café, deixam manchas nos dentes com o passar do tempo. Além disso, o tabaco causa o amarelamento, dentre outros riscos à saúde. 

Por isso, é importante evitar esses itens ou reduzir o consumo para manter os dentes brancos por mais tempo. Além disso, continue com a boa higiene oral, incluindo escovar os dentes duas vezes ao dia, usar o fio dental e visitar regularmente o dentista.

Soluções caseiras não funcionam

Se você está pensando em fazer um clareamento caseiro por ser uma opção mais econômica, saiba que isso pode ter alguns riscos… Estamos falando de:

  • Sensibilidade: por conta dos componentes químicos abrasivos;
  • Irritação na boca: caso aplique de maneira errada;
  • Resultados insatisfatórios: já que não são tão eficazes quanto às opções profissionais;
  • Problemas dentais subjacentes: como cáries, irritação das gengivas e desgaste.

Em outras palavras: o tratamento para clarear os dentes em casa pode não funcionar – mesmo seguindo todas as instruções do rótulo. 

Nem todo mundo pode clarear os dentes

Antes de clarear os dentes é muito importante saber se você realmente pode realizar o procedimento. Isso porque algumas pessoas podem não ser boas candidatas para o clareamento dental: grávidas, lactantes, pessoas com dentes sensíveis, com cáries, doenças gengivais ativas, desgaste dental ou com manchas intrínsecas causadas por acidentes ou medicamentos. 

Então, a dica é conversar com um dentista antes de realizar qualquer tipo de clareamento e procurar por opções confiáveis. 

Seu lifestyle pode prejudicar a durabilidade do tratamento

Sim, o seu estilo de vida pode afetar a durabilidade do tratamento para clarear os dentes. 

Consumir alimentos e bebidas que causam manchas, como café, chá, vinho tinto e tabaco faz com que os dentes escureçam mais rapidamente após o tratamento de clareamento. 

Além disso, não seguir uma boa higiene oral, incluindo escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dental e visitar regularmente o dentista, também pode fazer com que os dentes escureçam mais rapidamente.

Você pode desenvolver sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária é bastante comum após os procedimentos odontológicos para clarear os dentes. 

Isso porque os produtos químicos penetram na camada externa do dente e atingem a dentina – uma região sensível que contém os canais e nervos dentários. Com isso, surge a sensibilidade ao calor, frio e pressão. 

Apesar de ser uma sensibilidade temporária, dependendo do tipo de procedimento, também podem surgir sinais de irritação nos tecidos moles da boca. 

Mas então não tem nenhum benefício? 🙁

Apesar dos pontos negativos e de atenção, clarear os dentes pode ser uma boa opção para você, que tem urgência em deixar os dentes mais brancos. Dentre as vantagens do tratamento, é possível destacar:

  • Os produtos usados nos consultórios são poderosos;
  • Você tem resultados mais rápidos;
  • Conta com supervisão odontológica. 

Dessa forma, é possível elevar a autoestima e ter mais confiança ao sorrir e se expressar. 

Para clarear os dentes sem nenhum risco, utilize os produtos certos

Caso tenha optado por clarear os dentes, é muito importante seguir à risca as recomendações do seu dentista. Além disso, tenha um cuidado especial quanto à alimentação e a rotina de cuidados com os dentes. 

Neste sentido, para prolongar a durabilidade do seu tratamento, vale escovar os dentes com um gel clareador para remover as partículas causadoras de manchas. Além disso, o produto precisa ter flúor ativo para fortalecer o esmalte dentário e evitar a sensibilidade do dente. 

O Gel Whitening Max, por exemplo, é recomendado por dentistas e tem ação anticáries e antiplaca. Além disso, o produto da Dentalclean deixa os dentes mais brancos após 14 dias de uso. 

Conte com esse benefício para clarear os dentes e proteger o seu sorriso. Até a próxima!

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.