Blog Dentalclean
dentes pequenos

Tem dentes pequenos? Descubra o que fazer!

Rate this post

Dentes pequenos podem ser algo preocupante para certas pessoas, além de incômodo. 

Isso porque uma dentição “menor” acaba afetando diretamente a aparência do sorriso. Além de que, pode prejudicar a funcionalidade dos dentes. 

Com isso é muito importante mencionar que existem diversos procedimentos simples para melhorar a aparência do sorriso. Além disso, há muitas outras técnicas para impedir que os dentes pequenos prejudiquem alguma função do dia a dia.

Se você considera os seus dentes pequenos, recomendamos continuar a leitura deste artigo. Vamos explicar porque eles acontecem e como tratar. Vamos lá?

Características dos dentes pequenos e por que tratar?

Possuir dentes pequenos é mais comum do que você imagina. Geralmente, ele é causado pela desproporção entre a área dos dentes e o tecido gengival. Isso pode ser crescimento ósseo e gengival em excesso, além de lábios pequenos ou coroa dos dentes pouco desenvolvida. 

O problema é mais comum na vida das mulheres, sendo normalmente associado a fatores genéticos. 

A boa notícia para quem não está satisfeito com os dentes é que existem diversas opções de tratamento. O que impacta não somente na estética do paciente, mas na mastigação dos alimentos. 

Como corrigir dentes pequenos: descubra os tratamentos

Agora que você já sabe como surgem os dentes pequenos e o impacto negativo que eles têm, vamos apresentar as opções de tratamento para a condição. Com a ajuda de um profissional, você terá muito mais harmonia estética. Confira com a gente a seguir:

Lentes de contato

As lentes de contato são boas opções para corrigir dentes pequenos e melhorar a aparência do sorriso. 

Elas são feitas de porcelana ultrafina, e colocadas sobre a superfície dos dentes existentes. 

As lentes de contato dentais podem ajudar a aumentar o tamanho dos dentes, corrigir irregularidades e melhorar a forma e o alinhamento.

Um dos benefícios das lentes é que elas são muito duráveis e resistentes a manchas e descolorações. Além disso, as peças são feitas sob medida para se adequar ao tamanho, forma e cor dos dentes existentes. 

O processo de colocação das lentes de contato dentais é relativamente simples e geralmente pode ser concluído em apenas duas ou três visitas ao consultório odontológico.

Facetas de porcelana

Assim como as lentes de contato dentais, as facetas de porcelana também podem ser usadas para ajudar a melhorar a aparência de dentes pequenos.

As facetas de porcelana são finas camadas de porcelana que são coladas à superfície dos dentes existentes. Elas também podem ser usadas para melhorar a cor, o formato e o tamanho dos dentes, sendo ideal para quem busca um tratamento menos invasivo. 

Uma das principais vantagens do dente de porcelana é que ele pode ser usado para corrigir uma ampla variedade de problemas dentários, incluindo dentes manchados, quebrados, irregulares ou com espaçamentos. 

Outro ponto é que as facetas são mais duráveis e resistentes a manchas e descolorações. A colocação geralmente pode ser concluída em duas ou três visitas ao consultório odontológico.

Toxina botulínica

Embora seja mais conhecida por seu uso na indústria da beleza para reduzir rugas e linhas de expressão, a toxina botulínica também pode ser usada para melhorar a aparência do sorriso. 

A proteína pode ser injetada na gengiva para ajudar a reduzir o tamanho do sorriso gengival e expor mais dos dentes. Isso é muito útil para quem têm uma proporção desequilibrada de gengiva entre os dentes, fazendo com que a dentição pareça pequena.

A toxina botulínica é um tratamento não invasivo e relativamente rápido, que geralmente é concluído em apenas uma ou duas consultas com o dentista. 

Embora os resultados não sejam permanentes, eles podem durar de três a seis meses, antes que seja necessário o retoque.

Plástica gengival

A plástica gengival é uma técnica da odontologia que tem como objetivo modificar a aparência e a posição da gengiva ao redor dos dentes. Essa técnica pode ajudar pessoas que têm dentes pequenos, pois permite aumentar visualmente o tamanho dos dentes por meio da exposição de uma maior quantidade de coroa dentária.

Normalmente, quando uma pessoa tem dentes pequenos, a gengiva acaba cobrindo uma parte maior do dente, o que pode torná-lo menos visível e resultar em uma aparência de sorriso gengival, onde a gengiva aparece em excesso. 

Em resumo, a plástica gengival ajuda a resolver o problema removendo uma parte da gengiva ao redor do dente e expondo mais da coroa dentária.

Existem diferentes técnicas de plástica gengival, dependendo do caso específico de cada paciente. Algumas técnicas envolvem a remoção de um pouco de gengiva para expor mais o dente, enquanto outras envolvem o reposicionamento da gengiva para expor uma quantidade maior de coroa dentária.

É importante ressaltar que a plástica gengival é um procedimento cirúrgico e, portanto, deve ser realizado por um profissional capacitado e experiente na área. Além disso, cada caso deve ser cuidadosamente avaliado para garantir que o procedimento traga os resultados desejados.

Fez algum procedimento para os dentes pequenos? Então, cuide da sua saúde bucal!

Se você optou por algum dos procedimentos acima para dentes pequenos, é muito importante priorizar a saúde bucal. Afinal, nossa boca fica mais suscetível à proliferação de bactérias após um tratamento delicado. 

É recomendado escovar sempre os dentes após as refeições para eliminar os resíduos de comida. Escolha uma escova de cerdas macias para não agredir sua gengiva!

Além disso, o uso do fio dental e do enxaguante é indispensável para controlar as bactérias da boca. 

Aproveite para conhecer os produtos da Dentalclean! Temos opções incríveis para cuidar do sorriso de toda a sua família. Clique no link para saber onde comprar.

Agora que você já sabe tudo sobre dentes pequenos, aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas de saúde bucal!

Deixe seu comentário ↓

Dra Mariana Furtado

Dra Mariana Furtado
Graduada pela Universidade Federal do Maranhão -2010
Mestre em Ortodontia - 2014
Especialista em Saúde da Família - 2014
Especialista em Implantodontia - 2016
Aperfeiçoamento em:
Cirurgia Oral Menor
Prótese sobre Implante
Harmonização Orofacial
Odontologia Estética
Odontologia Hospitalar

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.