Blog Dentalclean
alimentos benéficos para a saúde bucal

7 alimentos benéficos para a saúde bucal

5 (100%) 1 vote

Com certeza você já ouviu a frase “você é o que você come”. E se você leva essa afirmação a sério, deve seguir um dieta equilibrada e que favoreça a saúde do seu corpo no geral. Mas você já pensou nos benefícios dos alimentos especificamente para a sua boca? Pois é, muitos agem no combate a doenças bucais. Selecionamos 7 alimentos amigos do sorriso. Confira:

1. Vitamina C e D

As vitaminas são essenciais para diversas funções no nosso corpo, com os dentes não é diferente. A vitamina C está diretamente relacionada com a formação de colágeno – presente na gengiva. Ela também ajuda na cicatrização se a região for afetada por cortes, como os que acontecem com o uso fio dental. Já a vitamina D é importante para uma melhor absorção de cálcio e fósforo, os quais estão relacionados à formação óssea.

Essa última é encontrada principalmente nas carnes, peixes e frutos do mar. Já a vitamina C está presente nas frutas e verduras, sendo a laranja, o morango e o limão ótimas fontes, assim como o brócolis, o tomate e o pimentão.

2. Leite

Para que a vitamina D ajude na absorção é preciso consumir cálcio e fósforo, não é? É aí que entra o leite, uma bebida rica em cálcio e que também contém proteínas, fósforo e ácido láctico. O leite é um bebida acessível e seu consumo é indicado quando os dentes estão se formando, ou seja, na infância.

3. Frutas

As frutas no geral são ótimas para os dentes, isso porque a maioria delas possui uma grande quantidade de fibras, que auxiliam na limpeza dos dentes. Mas no caso das frutas mais rígidas, como a maçã e a pera, esse processo é ainda mais eficiente, devido a necessidade de mastigar mais vezes.

As fibras diminuem a chance da proliferação de bactérias na boca, pois aumentam a produção da saliva e o ph da boca. Com isso, a acidez da região diminui, evitando o desenvolvimento de problemas bucais.

4. Iogurte Natural

Se você sofre com o mau hálito, o iogurte natural é um excelente aliado, o motivo é que o iogurte diminui o nível de gás sulfídrico, uma das causas do cheiro desagradável. Mas é preciso que o iogurte seja o natural, sem açúcar ou adição de sabor.

5. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará ganhou bastante espaço na alimentação de quem deseja seguir uma vida saudável. Mas além dos benefícios já conhecidos, a castanha também age para evitar a cárie. A explicação é que o óleo da castanha-do-pará fortalece a proteção dos dentes contra as bactérias que causam a cárie e outras doenças, como a gengivite.

6. Água

Não é novidade que a água é essencial para a saúde do nosso corpo, mas saiba que ela também está entre as queridinhas da saúde bucal, pois melhora a produção de saliva e limpa os resíduos de alimentos que ficam na boca, evitando o mau hálito e as doenças que atacam os dentes.

7. Gengibre

Essa raiz age como um adstringente natural, ajudando no processo de digestão. Além disso, o gengibre limpa irritações na garganta e melhora o hálito, deixando-o fresco. O chá da raiz ainda ajuda na produção salivar, evitando problemas bucais.

Lembre-se que todos esses alimentos não substituem os cuidados com a higiene e a consulta regular com um especialista, ok?

E você, já conhecia os benefícios desses alimentos?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.