Blog Dentalclean
Como evitar que seu filho tenha cárie

Como evitar que seu filho tenha cárie?

5 (100%) 1 vote

A cárie é causada pela ação de micro-organismos presentes na boca, as quais são beneficiadas pelo consumo frequente de alimentos açucarados – um combustível para a formação dessas bactérias. Essas, também são impulsionadas pelas má higiene bucal e se desenvolvem, atacando os dentes e causando a cárie. O problema pode trazer muito incômodo à criança e, se não tratada, desencadear diversas outras doenças. Mas sua prevenção é bem simples, basicamente é necessário cuidar da alimentação e manter uma rotina de higiene.

As crianças são as mais atingidas pela cárie e você provavelmente teve o problema na infância. Mas como evitar que seu filho desenvolva o problema? Preparamos 5 dicas que vão te ajudar nessa missão!

1. Mantenha a rotina de higiene bucal

A melhor forma de prevenir o surgimento de cárie é manter uma rotina de higiene bucal. Por isso, é necessário cuidar para que seu filho escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e siga os passos recomendados: começando pelo fio dental, depois com a escova e o creme dental e, por fim, o enxaguante. Com a limpeza correta dos dentes, eliminando todos os restos de alimentos, a chance de desenvolver a cárie diminui. Nada de deixá-lo ir dormir sem antes escovar os dentes!

2. Controle o consumo de alimentos cariogênicos

Os doces são considerados os grandes vilões da cárie, devido a alta taxa de açúcar. Por isso, fazer a criança controlar o consumo desses alimentos é essencial para prevenir a cárie. Mas não são apenas os doces que contribuem para a formação do problema, alimentos ricos em carboidratos também fazem mal à saúde bucal. A explicação é que o carboidrato também contém um tipo de açúcar, fonte de energia para as bactérias que provocam a cárie. Sendo assim, além dos doces, é importante dosar o consumo de pães, bolachas, bolos, entre outros que possuem excesso de carboidrato.

3. Ofereça alimentos saudáveis

Por outro lado, existem alimentos que não provocam a cárie, pelo contrário, são protetores do problema, conhecidos como anticariogênicos. Alguns têm uma ação natural de limpeza, já que são mais duros e resistentes à mastigação, o que proporciona o controle da placa bacteriana. Além do caráter protetivo, esses alimentos são saudáveis e nutritivos. Entre eles: alimentos que contêm fibras, como as frutas e cereais integrais, bem como os ricos em cálcio, como as verduras de cor escura.

4. Peça que ele beba água

A saliva precisa de água para se formar e é exatamente ela a responsável por manter o ambiente bucal equilibrado, neutralizando a acidez excessiva e evitando a formação da placa e consequentemente da cárie. Portanto, beber água é fundamental para a prevenção da cárie, já que o hábito evita a boca seca – ambiente perfeito para as bactérias da cárie. Além disso, a saliva auxilia na limpeza dos restos de alimentos e é a primeiro a agir no processo digestivo.

Uma boa dica é manter uma garrafinha na geladeira e incentivar a criança a beber com frequência, principalmente nos dias mais quentes. Quando sair, leve a garrafinha junto, com o tempo a criança vai criar o hábito de beber água sem que você tenha que oferecer.

5. Leve-o a consultas regulares ao dentista

Quando a criança reclamar de alguma dor ou você notar uma mudança em algum dos dentes, leve-o o quanto antes ao especialista. A cárie, se não tratada, pode atingir o nervo do dente e abrir caminho para que as bactérias atinjam outros tecidos, desencadeando pneumonia e até complicações cardíacas.

Contudo, as consultas regulares ao odontopediatra é a melhor forma de cuidar para que seu filho tenha uma boca saudável. Quanto antes a cárie for descoberta, mais fácil o tratamento. Assim, observar os sinais do aparecimento da cárie logo no início pode evitar um quadro mais grave. E um dos primeiros sinais é uma mancha branca no dente, a qual evolui para uma erosão e com um tom mais escuro, que é um aspecto bem característico da cárie.

E você, o que faz para evitar que seu filho tenha cárie?

Deixe seu comentário ↓

Dentalclean

O Blog Dentalclean existe para deixar você informado de tudo sobre a saúde bucal. Dicas, curiosidades, e orientações de dentistas especialistas no assunto. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.

www.dentalclean.com.br

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.