Blog Dentalclean
Odontopediatria

Odontopediatria: TUDO o que você precisa saber sobre o tema

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 50% das crianças até os 12 anos sofrem com cáries nos dentes. Além desse problema bucal, existem diversos outros que impactam a vida dos pequenos, como a gengivite e a sensibilidade. Tais condições podem estar associadas à má higienização bucal. Sendo assim, a odontopediatria é muito importante para devolver a qualidade de vida das crianças. 

Rate this post

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 50% das crianças até os 12 anos sofrem com cáries nos dentes. Além desse problema bucal, existem diversos outros que impactam a vida dos pequenos, como a gengivite e a sensibilidade. Tais condições podem estar associadas à má higienização bucal. Sendo assim, a odontopediatria é muito importante para devolver a qualidade de vida das crianças. 

O público infantil precisa de um tratamento diferenciado quando o assunto é saúde bucal. Afinal, é necessário respeitar as inseguranças dos pequenos e fazer uma consulta descontraída sem deixar os cuidados de lado. 

Se você procura um odontopediatra para o seu filho, mas não sabe por onde começar, recomendamos continuar a leitura deste artigo. Aqui, vamos explicar tudo sobre a área da odontologia responsável pelo cuidado oral das crianças. Vamos lá? 

O que é odontopediatria?

É uma especialidade voltada para o atendimento, diagnóstico e tratamento odontológico de bebês e crianças. Desse modo, na odontopediatria é possível identificar e acabar com os problemas bucais dos pacientes que ainda estão na fase da infância.

Os odontopediatras têm uma formação direcionada para as especificidades dos pequenos — que apresentam o sistema orofacial e a dentição em desenvolvimento. Além disso, os profissionais sabem como lidar com as crianças, principalmente em relação ao medo e resistência que elas podem ter nas consultas.

O odontopediatra pode acompanhar as crianças até a fase adulta e as mamães que estão realizando o seu pré-natal.

Na odontopediatria, é possível realizar diversos procedimentos odontológicos – todos adaptados para o pequeno público. 

Qual a diferença entre um odontopediatra e um dentista geral?

Ambos os profissionais têm o diploma de odontologia. Isso significa que todos eles podem realizar os procedimentos odontológicos. 

Entretanto, existem as especializações. O dentista geral é capacitado para atender o público de modo geral, independente da idade. Já o odontopediatra tem capacidade para atender qualquer paciente, mas com foco no atendimento infantil. 

Isso significa que esses profissionais conhecem de atividades lúdicas para transformar o consultório em um ambiente agradável. Dessa maneira, as crianças se sentem encorajadas a cuidar da saúde bucal, sem medo do dentista. 

Qual a importância da odontopediatria?

É importante procurar um odontopediatra para que o atendimento seja feito de maneira tranquila. O seu filho estará em um ambiente preparado para ele, com muitas cores e até brinquedos para se sentir confiante e seguro.

Além do tratamento lúdico, o odontopediatra também é essencial para orientar os pais e responsáveis quanto à higienização bucal das crianças. O profissional sabe como as atividades precisam ser feitas, qual creme dental deve ser utilizado, em qual quantidade, entre outros fatores.

Durante o atendimento, o dentista infantil faz o acompanhamento desde o dente de leite. Dessa forma, ele consegue encaminhar para o ortodontista (quando a criança precisa usar aparelho ortodôntico) e outras especialidades caso seja necessário. 

O que o odontopediatra faz?

Assim como o dentista dos adultos, o dentista infantil é responsável por cuidar, diagnosticar e tratar a saúde bucal de maneira geral. Entretanto, com técnicas voltadas para as crianças e adolescentes. 

Por isso, na odontopediatria é mais comum o tratamento e prevenção dos principais problemas bucais durante a infância, como as temidas cáries. 

O odontopediatra também pode atuar em conjunto com o pediatra para tratar certos problemas que envolvem os dois ramos. Essa “parceria” é muito comum nos casos de câncer na gengiva infantil. 

Além disso, os profissionais da odontopediatria são responsáveis pelos seguintes procedimentos odontológicos:

  • Tratamento e prevenção de cáries;
  • Limpeza e aplicação de flúor;
  • Problemas de oclusão e disposição dos dentes;
  • Fraturas e traumas ocasionadas por acidentes e quedas;
  • Tratamento e prevenção de doenças gengivais;

Com que idade a criança pode frequentar o odontopediatra?

Já que o acompanhamento do odontopediatra é importante para prevenir doenças como sapinho e inflamação dos lábios, recomenda-se passar a criança no dentista a partir do nascimento do primeiro dentinho. 

Dessa forma, os pais também pegam informações a respeito de como cuidar da saúde bucal da criança, além de tratar qualquer complicação que possa aparecer no meio do caminho. 

Dicas para escolher odontopediatra

Na hora de escolher o dentista infantil, é importante saber se ele é especializado em odontopediatria. Isso significa ter um consultório preparado para atender esse público e com tecnologia para otimizar o atendimento. Um ponto importante é levar a criança e ver se ela se sente à vontade no ambiente.

Além disso, também vale pesquisar se o profissional faz parte de uma clínica multidisciplinar, que possa facilitar o encaminhamento para outras especialidades, como ortodontia, psicologia, nutrição etc. 

Peça indicações de conhecidos e leia avaliações na internet em sites confiáveis e redes sociais. Procure conversar com outros papais para ter um melhor direcionamento de um bom odontopediatra na região. 

Após avaliar a experiência do profissional e fazer a sua escolha, acompanhe o atendimento. A criança ficou tranquila com o dentista? Ele foi gentil e soube falar com seu filho? Ótimo, é isso aí! Do contrário, não tenha medo de procurar por um profissional mais adequado. 

Faça odontopediatria em casa!

É muito importante que os pais sigam as orientações do odontopediatra. Afinal, nem mesmo as melhores tecnologias vão garantir um sorriso perfeito se você não incentivar em casa. Peça indicações para o próprio dentista de como escovar os dentes, passar o fio dental e usar o enxaguante. 

Para deixar a rotina ainda mais prazerosa, você pode utilizar os produtos da linha infantil da Dentalclean. Temos escovas dentais, gel e enxaguante dos personagens que a molecada ama. Assim, fica mais fácil manter a saúde bucal do seu filho em casa. 

Agora você já sabe o que é odontopediatria e como a especialidade é fundamental para oferecer o melhor tratamento para bebês e crianças. Aproveite para conferir outras dicas no nosso blog!

Deixe seu comentário ↓

Dra. Meryellen Barbosa

Cuido do sorriso das crianças com diversão
Especializada em Odonpediatria/Ortodontia
Cirurgiã dentista
Habilitação e capacitação em Sedação oral consciente
Habilitação e capacitação em Odontologia hospitalar
Habitação em Odontologia Hospital
Profissional e Self coaching - PSC/IBC Lisboa

Tudo sobre os dentes da criança - Baixe o E-book Grátis

Siga a Dentalclean

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos lançamentos e novidades.